5Gbet

Ucrânia frustra plano russo de assassinar Zelensky e prende suspeita de passar informações

Serviço de Segurança ucraniano informou que tentativa acontece quando o chefe de Estado estava na região de Mykolaiv

  • Por 5Gbet
  • 07/08/2023 11h16
Genya SAVILOV / AFPzelensky entrevista coletivaPresidente ucraniano Volodymyr Zelensky gesticula enquanto dá uma entrevista coletiva em Kiev em 24 de fevereiro de 2023, no primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia

AUcrânia informou nesta segunda-feira, 7, que frustrou um ataque russo contra o presidente Volodymyr Zelensky e prendeu uma mulher acusada de ter ajudado a Rússia. O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) declarou em nota que prendeu uma “informante dos serviços secretos russos que conseguia informações sobre a visita prevista do presidente na região de Mykolaiv”, perto da linha de frente, com planos de um “ataque aéreo em larga escala”. Zelenksy esteve na região em junho, após a destruição da represa de Kajovka, que provocou enchentes em amplas áreas do sul da Ucrânia após bombardeios. Por meio do Telegram, o líder ucraniano destacou que o SBU o informou desta tentativa de ataque e que “luta contra os traidores” da Ucrânia.

No comunicado, o Serviço de Segurança da Ucrânia afirma que tomou “medidas adicionais de segurança” para a visita de Zelensky, mas que não prendeu a mulher imediatamente “para obter novas informações sobre sues ‘padrinhos’ russos e as tarefas que lhe incumbiam”. A acusada trabalhava em uma base militar e “tentou descobrir horários e locais incluídos no roteiro provisório do chefe de Estado na região”, indicou a mesma fonte. O SBU, que divulgou uma foto desfocada da mulher, além de mensagens telefônicas e notas manuscritas sobre atividades militares, informou que ela tentou obter informações sobre a localização de sistemas eletrônicos de guerra e armazéns de munição ucranianos. A mulher foi presa em flagrante, quando tentava passar a informação aos serviços secretos russos e pode ser condenada a 12 anos de prisão, informou o órgão.

*Com informações da AFP

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.
5Gbet Mapa do site